UFCD: FD – Fidelização de Clientes
Formador: Dra. Eunice Sobral
Objectivos: Aplicar as técnicas de fidelização, com vista ao estabelecimento de uma relação de parceria contínua.
REFLEXÃO
Nesta UFCD abordamos o conceito e objectivos da fidelização do cliente, um cliente sempre satisfeito é um cliente fidelizado. As técnicas de fidelização partilhadas com os formandos pela Dra. Eunice Sobral foram muito bem explícitas e agradavelmente apreendidas. Numa economia cada vez mais competitiva, torna-se cada vez mais importante ser capaz de fidelizar os nossos clientes, não fossem eles o motivo (mais influente) do nosso sucesso ou insucesso. Podemos até ter os produtos ou serviços com os preços mais baixos do mercado, se não soubermos cuidar dos nossos clientes estamos condenados a falhar a curto/médio prazo.
Também aprendemos como é importante ter um ficheiro com o controle dos nossos clientes, e onde podemos sempre consultar e perceber quais são os instrumentos de aferição para a satisfação do cliente, a utilizar. Adquirir um cliente novo, custa em média, 5 vezes mais que fidelizar um cliente actual. A maior parte das empresas, só se preocupam em adquirir o cliente, relegando para último ligar nas suas prioridades, o serviço prestado no período “pós-venda”. É essencialmente neste período que vamos fidelizar o nosso cliente, com a preocupação pela satisfação do mesmo quanto à aquisição do serviço ou produto que lhe vendemos. Para além de o fidelizarmos temos nele uma óptima referência para futuros clientes.
Neste contexto a Dra. Eunice Sobral foi incansável e com muito profissionalismo partilhou os seus conhecimentos com os formandos. Mais uma UFCD muito útil para a nossa integração no mercado de trabalho e para a nossa formação enquanto Comerciais de Excelência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário