quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Marketing Comercial - Conceitos e Fundamentos

UFCD: MC-CC - Marketing Comercial - Conceitos e Fundamentos

Formador: Dra. Graciette Maia



REFLEXAO


Definição de Marketing: Conjunto de técnicas e meios de que uma empresa/instituição dispõe para vender os seus produtos ou serviços, aos seus clientes, com rentabilidade.

Definir o conceito de marketing, reconhecendo a influência das variáveis do mercado na actividade comercial, foi o objectivo desta UFCD. Os conteúdos, tais como os objectivos, a evolução do Marketing ao longo dos tempos, os mercados – categorização, evolução e variáveis, os clientes – segmentação, estudos de mercado, seus objectivos e técnicas, foram todos muito bem explanados pela nossa Formadora Graciete Maia, que trouxe para estas 25 horas muita dinâmica na partilha dos conhecimentos.

Elaborámos um trabalho em grupo sobre a evolução do Marketing ao longo dos tempos, trabalho este que nos obrigou a uma pesquisa sobre este tema e onde retive a informação de que até ao final do Séc. XIX, as actividades que se designavam por vendas, eram consideradas acessórias, o importante era produzir e não vender. No inicio do Séc. XX, várias inovações viriam a influenciar a sociedade e o consumo, o marketing dava os seus primeiros passos, antecipando necessidades até aí desconhecidas, e rapidamente as técnicas de Marketing passam para todas as actividades humanas, política, religião, etc. O que nos anos 50 era uma ideia, passou a ser uma necessidade e nos anos 70 começam a surgir em todas as grandes empresas, departamentos de Marketing.

Mas como, com esta reflexão se pretende perceber o que de importante retiramos para de futuro aplicarmos na nossa via profissional, eu refiro isto: em todos os domínios de actividade é útil saber-se para onde queremos ir antes de escolhermos o caminho. Tratando-se da estratégia de marketing, a escolha prévia dos objectivos é particularmente importante, e querendo de futuro enveredar pelo empreendorismo, não irei concerteza esquecer (o que tão bem nos foi partilhado pela Dra. Graciete Maia), que a estratégia de marketing de uma empresa pode apontar para três tipos de objectivos principais, os objectivos de rentabilidade e de retorno do investimento, os objectivos de volume e cota de mercado, bem como todos os outros objectivos do marketing, entre eles a satisfação do cliente ou imagem da marca junto dos consumidores sejam eles prescritores ou distribuidores.

Para finalizar, esta UFCD agradou-me muito quer pelo conteúdo quer pela forma graciosa de leccionar da nossa formadora Graciete Maia.

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